quinta-feira, 20 de junho de 2019

Título da redação: 10 dicas para mandar bem no vestibular












O que fazer e o que evitar ao criar os títulos de suas redações:

Crie o título após escrever o texto: o título tem, sim, sua importância. Mas não deve nem tomar muito tempo nem influenciar no que você vai escrever. Portanto, crie o título após a redação do texto, baseando no que foi escrito.

Lembre-se de que o título não é o tema nem a proposta: jamais deixe que seu título seja uma cópia do tema ou da proposta da redação. Assim como o texto, o título deve ser criado por você.

Seja original: originalidade aqui é sinônimo também de criatividade. Procure não criar títulos óbvios, que muitas vezes parecem ter sido escritos rapidamente ou sem a atenção devida.

Surpreenda: a ideia aqui é despertar a curiosidade. Claro que tanto ao ser original quanto ao surpreender você deve ter bom senso, né? Não vá criar títulos estranhos ou que fujam do tema apenas para impressionar. Use sua criatividade e verá que é possível surpreender sem fugir do tema nem falar bobeira.

Seja breve: evite títulos muito longos. Lembre-se de que você está dando um nome ao seu texto. E nomes são curtos.

Aborde o tema: jamais fuja do assunto de seu texto ao intitulá-lo. Portanto, faça com que seu título indique ao leitor sobre qual assunto o texto trata.

Não cometa erros gramaticais: o título é como a porta de acesso ao texto. Geralmente o primeiro contato do leitor com o texto é através do título. Já pensou que impressão o leitor terá de seu texto se o título contiver algum erro gramatical? Portanto, confira cada detalhe do título e veja se não há nenhum erro.

Não se preocupe com o verbo: o título de um texto não precisa ser uma oração nem precisa ter um sujeito e um predicado. Portanto, se conseguiu pensar um título legal e ele não possui verbo, não se preocupe.

Saiba usar letras maiúsculas e minúsculas: apenas a primeira palavra de seu título deve ser iniciada com letra maiúscula. As demais palavras, só as inicie com letras maiúsculas se for realmente necessário, por exemplo, se forem substantivos próprios.

Atente-se a voz verbal: já vimos que o verbo não é necessário no título. Contudo, caso seu título contenha um verbo, é interessante que você se atente à voz da oração. Nesse caso, o ideal é você deixar como sujeito o termo que você quer enfatizar. Por exemplo,
A tempestade derrubou inúmeras árvores
Árvores foram derrubadas pela tempestade
Perceba que no primeiro exemplo o foco está em “tempestade”, e no segundo em “árvores”. Portanto, ao escolhermos a primeira frase como título estaríamos enfatizando primeiro a tempestade e depois suas consequências. Agora, se escolhêssemos a segunda frase, estaríamos dando ênfase ao fato de as árvores terem sido derrubadas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário