segunda-feira, 7 de maio de 2018

Qual o seu Perfil de Estudo e como Estudar Melhor














Conseguir manter uma rotina de estudo para quem busca aprovação em vestibular ou concurso pode não ser fácil. Constantemente ouvimos que um aluno é mais visual, outro já é mais auditivo. O que isso significa?

Primeiro, é que cada um tem o seu perfil de estudo. Uma rotina de estudo não se aplica a todos. Alguns conseguem estudar vendo muitos vídeos na internet, outros já mentalizam mais as matérias lendo e fazendo exercícios.

O fundamental é conseguir compreender qual o seu perfil de estudo e depois ajustar o método de estudo de acordo com o seu perfil. Somente assim conseguirá ter uma rotina de estudos mais focada e organizada. Conheça a seguir, os tipos de alunos!

Quais os tipos de alunos

Existem tipos de alunos que conseguem estudar de um determinado método. Tente perceber qual é o que você mais se identifica :

·    Alunos visuais: os alunos que se encaixam neste perfil aprendem de forma visual muita rápida. Para estes, ver um slide, gráfico, diagrama, bem como ilustrações e textos ajudam no processo de aprendizado.
Estes materiais são ótimos para serem estudados. Outra dica para alunos que são visuais é realizar resumos gerais, cartazes e fichamentos que facilitam o resgate na memória de assuntos específico.
Importante: os alunos visuais para compreender bem a matéria precisam estudar em lugares tranquilos, sem muito barulho.

·    Alunos auditivos: mesmo sendo um aluno auditivo isso não quer dizer que este grupo aprenda em meio ao barulho. Eles aprendam com boas explicações dos professores, porém precisam de silêncio e concentração para absorver e compreender bem as informações repassadas.
Uma técnica utilizada por esse perfil é ler em voz alta e repetir as informações anotadas durante a aula, ou curso. Pode-se estudar com a ajuda de livros e documentários em áudio.
Os Podcasts sobre o tema discutido em sala de aula também são bem-vindos. Os alunos auditivos gostam de realizar avaliações orais, usando associação de palavras para relembrar um conteúdo.
Se por vezes o silêncio até atrapalha a concentração, os especialistas também indicam os alunos auditivos escutar uma música calma e instrumental baixa. Ela é capaz de ajudar na concentração.

·     Alunos cinestésicos: este grupo é conhecido por ‘colocar a mão na massa’. Dessa forma, eles precisam treinar o que estudaram para então memorizar. Este tipo de aluno não consegue se concentrar apenas sentando numa cadeira para estudar. Neste sentido, eles gostam de livros que trazem orientações de ações/tarefas.
O que lhes agrada é também utilizar diversos usos de modelos, projetos, ou demonstrações, ao invés de algo escrito. Aconselha-se também experimentos de laboratório, e usar técnicas de memorização que envolvam gestos.

Importante reiterar que mesmo que descubra qual é o seu perfil de estudo, você precisa começar a planejar uma rotina de acordo com o seu método. Então organize formas que são mais fáceis de aprender.

Também é possível que alguns se identifiquem com estes três perfis de estudo. Para saber qual será o que melhor se adapta a sua rotina, você pode praticar todas as formas até encontrar qual traz os melhores resultados para você.

Perfil de estudante

Há outro tipo de divisão, semelhante ao anterior que classifica os estudantes. São 4 tipos :

·     Escritores: quem se encaixa neste grupo tem uma facilidade para escrever e domina muito bem os conhecimentos da gramática e interpretação de textos. Para estudar basta fazer anotações, reler essas anotações é uma forma de aprendizagem.

·   Exatos: são estudantes que tem a facilidade com matérias como Matemática ou Física e tem um bom raciocínio lógico. Estudar com gráficos, fazer tabelas são uma de suas atividades preferidas.

·     Visual: eles precisam ver e deixar tudo claro para compreender o que estão usando. Neste caso, indica-se usar canetas coloridas para marcar as informações mais importantes de um assunto.

·   Musical: como o nome já diz, os musicais são adeptos a olhar vídeos e escutar Podcasts sobre o assunto já que é uma boa ferramenta de estudos. Recomenda-se ainda para este grupo escutar música clássica, pois pode facilitar o aprendizado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário