quarta-feira, 13 de março de 2019

Como estudar sozinho – Parte I











Você já se perguntou se você deveria estudar sozinho ou em uma sessão de estudo em grupo? Qual é a melhor forma? Qual técnica de estudo traz mais resultados?

Uma opção não é necessariamente melhor que a outra, mas com certeza uma delas pode ser melhor para você.

Se você prefere estudar sozinho, pode eventualmente revisar algum conteúdo e trocar informações com um grupo de colegas de estudos, e até gosta da dinâmica do grupo, mas aprende melhor em um ambiente tranquilo.

Saiba que cada estudante tem suas próprias preferências e também prioridades de estudo; um colega prefere mergulhar a “cara” nos livros em algum canto da biblioteca com um fone no ouvido com uma playlist de música clássica, enquanto alguns preferem outros lugares e em determinados momentos do dia.

O que é importante é que você crie uma rotina de estudos e desenvolva as melhores técnicas de aprendizado para melhorar suas notas e também ser aprovado em testes, vestibular e até em concursos públicos.

E se você prefere um ambiente mais tranquilo e sem estresse precisa aprender técnicas de estudo de como estudar sozinho. Continue a leitura e confira como você pode usufruir o máximo da sua própria companhia na jornada de aprendizado.

Benefícios de estudar sozinho
É interessante estar consciente das vantagens de estudar sozinho, podemos destacar pelo menos 3 benefícios:

Minimiza a distração
Você pode achar difícil manter-se concentrado numa lição ou fazer uma síntese de um conteúdo quando está no meio de um grupo de colegas.

Isso porque é muito mais fácil se distrair com um bate-papo sobre o curso, o que aconteceu na última aula, sobre outros eventos, sobre aquela nova série que está assistindo. A conversa muda do contexto do material da apostila do curso ou do seu livro didático para outros temas rapidamente, e quando percebe a hora já passou e você precisa ir para outro compromisso e ainda não conseguiu responder nem 3 exercícios.

Estudar sozinho te ajuda a se concentrar e minimiza as interrupções que podem impedi-lo de aprender e compreender os conteúdos. Quando você está sozinho ainda terá a tentação de acessar um aplicativo de rede social para conversar com alguém, mas é muito mais fácil evitar interrupções colocando o smartphone no mudo do que escapar de uma conversa quando está reunido com sua turma de amigos.

Permite que você desenvolva seu ritmo
Quando você estuda sozinho desenvolve maior atenção aos tópicos que são mais relevantes para você, isso permite que estude no seu próprio ritmo, lendo e revisando lições, fazendo exercícios de aplicação, resolvendo questões em uma velocidade adequada para você.

Desta forma você personaliza sua rotina de estudos, dando cada vez mais foco às informações com as quais você tem mais dificuldade, reforçando conceitos básicos sem ficar constrangido com aquele seu colega que apenas leu uma vez e já dominou tudo. Quando você estuda sozinho você desenvolve e respeita seu próprio ritmo, isso desenvolve mais confiança para avançar para novos tópicos sem deixar lacunas.

Melhora muito seu foco
Quando estuda em um grupo algum colega pode não estar tão bem informado sobre o edital daquele exame quanto você, talvez outros queiram estudar um tópico que você já conhece muito e não querem revisar algum que você ainda tem dúvidas.

Ao estudar sozinho, você pode se concentrar completamente na lição e questões escolhidas para praticar os conteúdos que precisa desenvolver, será mais eficiente. Além de não se distrair com as conversas sobre outros assuntos irá gastar menos tempo em material que já dominou.






Nenhum comentário:

Postar um comentário