quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

Como aproveitar a faculdade e sair pronto para o mercado de trabalho – Parte III








Participe de programas de extensão
Aproveitar as atividades extracurriculares também é uma ótima opção para quem quer se destacar no mercado de trabalho e largar na frente dos concorrentes. Concluir as disciplinas e exigências curriculares é o mínimo para um aluno que pretende ser um profissional destacado. Entretanto, com a expansão e ampliação de vagas no ensino superior e a entrada desse contingente na disputa, hoje o diploma não é mais garantia de trabalho. Por isso, utilize o período do seu curso para aprimorar o máximo possível os conhecimentos da área e enriquecer cada vez mais o seu currículo. Assim, suas chances de ser contratado ou se destacar no seu segmento serão bem maiores.

Comece seu networking já na faculdade
Pode ser que você já esteja familiarizado com este conceito, mas é bom relembrar: networking é uma rede de relacionamentos profissionais e pessoais que trazem benefícios mútuos. É de sua rede que poderão chegar as informações e indicações de vagas e as referências profissionais tão importantes para o início de sua carreira.
Mesmo após a conclusão do curso, se algum colega ou professor souber de uma ótima oferta de emprego combinando exatamente com o seu perfil, você certamente será lembrado e indicado. E vai retribuir o favor, quando for o momento, claro. Então, tenha uma presença marcante e aproveite os anos na faculdade para cultivar bons relacionamentos. Quando a graduação terminar, restarão colegas de trabalho, sócios, ou quem sabe até cliente e parceiros.

Faça um bom estágio
Além de trazer experiência na área e ampliar os horizontes sobre as oportunidades de trabalho existentes no setor, fazer estágio em um importante órgão ou em uma grande empresa irá enriquecer o seu currículo ou, até mesmo, garantir uma vaga como efetivo, após a conclusão do curso.
Talvez, essa seja a maneira mais atraente de aproveitar a faculdade e de se preparar para o mercado de trabalho: a possibilidade de trabalhar algumas horas diárias em sua área, já aprendendo a parte prática e ainda ganhando um salário.

Se possível, faça um intercâmbio
Além de ser uma fantástica experiência de conhecimento e enriquecimento pessoal, fazer um intercâmbio numa universidade bem conceituada será um importante diferencial na sua profissão e valorizará ainda mais o seu currículo.
Ao lidar com outra cultura você ampliará a perspectiva e a visão sobre a área de atuação, poderá verificar novas ideias, novas formas de funcionamento e interação econômica, política, social, e, de quebra, vai melhorar a sua fluência num novo idioma.

Faça amizades com os intercambistas
Enquanto seus planos de fazer um intercâmbio no exterior não se concretizam, você pode usufruir dos conhecimentos culturais e linguísticos dos estudantes estrangeiros em sua faculdade. Eles são curiosos e interessados, e certamente vão gostar de fazer amigos e trocar ideias e experiências culturais.
Muitos estudantes fazem trocas de aulas proveitosas para ambas as partes, propondo: meu português pelo seu inglês, ou pelo seu espanhol ou francês. Vocês podem falar português e a língua estrangeira, alternadamente, para que ambos pratiquem o idioma que interessa a cada um. Não é uma boa ideia?











Nenhum comentário:

Postar um comentário