quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Quando e Porquê Surgiu a Orientação e Coaching Vocacional










Já há muitos anos a Orientação Vocacional tem sido de grande ajuda para aqueles que necessitam de um suporte no momento de decisão por um curso Universitário ou carreira a ser seguida.
Mas será que sempre foi assim ?
No passado não havia muitas profissões como existe hoje.  A escolha por uma profissão ou carreira é algo relativamente novo, pois durante muitos anos, ela era geralmente determinada pela camada social ou mesmo pela família da qual fazia parte um adolescente ou jovem e na maioria das vezes a profissão era seguida e ensinada de pai para filho.
Muita coisa mudou ao longo da história e uma delas foi o surgimento de um grande número de profissões para atender as características de uma nova sociedade e foi aí que surgiu então a necessidade de orientação para que cada indivíduo pudesse escolher uma profissão ou carreira mais adequada ao seu perfil.
Foi em 1902 que nasceu inicialmente a psicologia vocacional, com a instalação do primeiro centro de Orientação Profissional, em Munique e posteriormente em 1908 em Boston, mas nesta época havia maior preocupação com as atividades a serem desempenhadas do que as necessidades e capacidades dos indivíduos.
Ao longo dos anos surgiram muitas correntes teóricas referentes a Orientação Vocaciona (assim como também o acréscimo das ferramentas do processo de Coaching), e embora diferentes todas tendo em comum um novo enfoque baseado muito mais em proporcionar ao indivíduo a possibilidade de participar de uma jornada de autoconhecimento e descobrimento de suas habilidades e potencialidades e assim ser auxiliado na escolha do caminho profissional a ser seguido, mas deixando para ele a decisão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário