sexta-feira, 22 de junho de 2018

... Que linda a pia de banheiro deste apartamento! Então eu vou comprar o apartamento



Eu acho o máximo usar roupa branca ! Vou ser médico !
Eu amo crianças ! Vou ser pedagogo !
O que eu mais gostava de brincar era com Lego ! 
Vou ser engenheiro !

Será que é tão simples assim a escolha por um curso
universitário e uma carreira a ser seguida ?



Quais os critérios que você está levando em consideração para fazer a escolha do seu curso Universitário ?  Algo muito simplista ?

Vamos lá para alguns erros que as vezes são cometidos também ...

Escolher a carreira somente por causa de opiniões de amigos e parentes
É claro que seus amigos e seus pais só querem ajudar, mas quem disse que eles realmente sabem o que é melhor para você? No caso dos amigos, a maioria provavelmente está tão perdida quanto você nesse momento. Em relação a seus pais e parentes, existe uma possibilidade razoável de que eles projetem suas esperanças em você.  Antes, porém, cuidado para não achar que deve ignorar os conselhos de pessoas importantes da sua vida. Não despreze uma carreira só porque seus pais sugeriram ou porque seu irmão também seguiu. Eles conhecem seus talentos e pontos fortes, desejam o melhor para você e podem ajudar a descobrir profissões interessantes.

Escolher a carreira sem considerar aspectos financeiros.
O que mais importa é seguir a vocação, sem pensar em dinheiro, certo? Apenas em parte. A felicidade é resultado de muitas coisas. Trabalhar no que se gosta é uma delas, mas talvez você também tenha outros desejos, como viajar, morar num lugar agradável, dar qualidade de vida a sua família. Tudo isso, queiramos ou não, depende de condições financeiras. Algumas pessoas vivem reclamando por ganhar mal. Por outro lado, não adianta escolher uma profissão que não tem nada a ver com você, só pela remuneração: você acabará frustrado.

Pensar que a carreira é como um hobby.
Desconfie de conselhos sobre vocação que dizem que o trabalho ideal é sempre leve e divertido. Isso pode fazer com que você rejeite áreas que são complexas, sem querer. Um curso pode parecer difícil, mas se esse é seu objetivo, valerá a pena lutar por ele. Quando a pessoa gosta do que faz, mesmo as horas de trabalho duro e de sacrifício se transformam num desafio divertido.

Negligenciar o autoconhecimento
Fica muito difícil definir uma profissão se você não sabe a fundo quais são seus gostos, suas preferências e metas, seus pontos fortes, suas fraquezas e assim por diante. Daí é fácil entender que um dos erros de quem vai definir um curso superior para estudar é olhar demais para fora e não o suficiente para dentro.
Imagine por um instante que você realmente passará toda a sua vida nessa profissão. Vai querer arriscar uma vida profissional infeliz porque escolheu um curso que não tem nada a ver com você? A solução está no autoconhecimento.

Deixar de pesquisar sobre o curso
Um dos principais motivos pelos quais muitos jovens eventualmente entram em crise profissional está na descoberta de que a área escolhida não tem nada a ver com o que eles imaginavam. Nesse caso, o problema não está no curso em si. Na verdade, faltou fazer uma boa pesquisa antes de definir a profissão a seguir. Importante : o mesmo curso pode ser bem diferente de acordo a instituição de ensino escolhida. Por essas e outras, pesquisar sobre a universidade é tão importante quanto pesquisar sobre o curso!



Fonte : baseado em artigos publicados em g1.globo.com/educacao/blog/andrea-ramal e blog.uninorte.com.br/




Nenhum comentário:

Postar um comentário