Mas o que é inteligência ? Ela pode ser medida ?
- Os testes de inteligência surgiram na China, no séc. V, e
começaram a ser usados cientificamente na França, no séc. XX
- Em 1905, Alfred Binet e seu colega Theodore Simon, criaram a
escala Binet-Simon, para medir o coeficiente de estudantes
- Em 1912 foi introduzido o conceito de idade cronológica e idade
mental por Stern
- Stern propôs que o QI fosse determinado pela divisão da idade
mental pela idade cronológica
- Assim uma criança com idade cronológica de 10 anos e nível mental
de 8 anos teria QI 0,8, porque 8 / 10 = 0,8
Classificação
(escala Lewis Terman)
•
QI
acima de 140: Genialidade
•
120 -
140: Inteligência muito acima da média
•
110 -
120: Inteligência acima da média
•
90 -
110: Inteligência normal (ou média)
•
80 -
90: Embotamento
•
70 -
80: Limítrofe
•
50 -
70: Cretino
Diferenças
entre “QI” e “ser inteligente”: Testes
de QI medem o que deveria ser chamado talento para o estudo escolar, enquanto a
inteligência real abarca um número bem maior de habilidades.
Embora os testes de QI prevejam
consistentemente o sucesso escolar, eles fracassam em indicar como será o
desempenho dos estudantes quando saírem para o mundo real e ingressarem no
mercado de trabalho.
Uma
breve reflexão sobre “ser inteligente” e
ter um QI “alto”...
· Os
conceitos de QI e inteligência exercem um grande fascínio sobre a imaginação de
milhões de pessoas.
· Em
nossa sociedade ter QI baixo ou “carecer de inteligência” é correr o risco de
ser rotulado de retardado ou coisa pior.
Concepção ultrapassada de inteligência : Pessoas
com elevado nível de inteligência lógico-matemática eram consideradas muito
inteligentes e o contrário eram considerados fracassos escolares.
O que é ser inteligente ?
- É a capacidade de
uma pessoa aprender com novas experiências e com experiências passadas
- É a capacidade de
uma pessoa solucionar problemas
- É a capacidade de
uma pessoa gerar novos problemas
- É a capacidade de
criar produtos que possam ser aceitos como valiosos em seu tempo
Inteligência depende :
•
Do contexto
•
Das tarefas
•
Das provações que
a vida nos apresenta
Será que realmente você não é inteligente ???
Nenhum comentário:
Postar um comentário