sexta-feira, 24 de agosto de 2018

... Eu não tenho certeza se um trator vai me fazer feliz, mas eu vou comprar um e usar durante um ano e aí se não gostar eu o deixo encostado em algum canto...



Você já fez o cálculo de quanto custa um curso 
universitário sem ter a certeza da escolha 
e fazê-lo somente por um ano e desistir ?
Não seria melhor analisar um pouco a mais a escolha antes ?


Muitas vezes é possível tentar várias coisas nessa vida sem grandes impactos financeiros ou mesmo com nenhum como por exemplo um sabor diferente de sorvete, uma roupa em uma loja, um caminho alternativo para casa, um tipo de livro nunca lido antes...

Mas existem outras coisas em que o impacto financeiro é grande e dificulta este tipo de tentativa : a compra de um modelo de carro que não se conhece, uma viagem para um local que não se tem a mínima ideia de como é, o aluguel de um apartamento simplesmente para verificar se realmente ele será uma boa opção de moradia...

Neste grupo de coisas em que o impacto financeiro é grande podemos incluir a escolha de um curso universitário somente para experimentá-lo !

Vamos a valores do custo de uma escolha errada de curso ?
Exemplo básico (os valores podem variar para menos mas também para muito mais !) :
Custo com mensalidade de uma Universidade ou Faculdade Particular e outros gastos relativos : R$ 1.500,00.
Em um ano : R$ 18.000,00 !

Ah ! Mas eu vou fazer uma Universidade Pública...

Em um ano, respectivamente, R$ 13.200,00, R$ 26.400,00 e R$ 52.800,00 !

Você acha justo demandar um gasto neste valor por parte do Governo somente para você fazer uma tentativa ?

E ainda nem mencionei o fator tempo, ou seja, as horas gastas para locomoção, aulas, estudos e trabalhos referentes ao curso feito e depois abandonado ...


Precisa de ajuda para sua escolha de curso ou carreira ?
Consulte um Orientador ou Coach Vocacional !


Nenhum comentário:

Postar um comentário