sexta-feira, 25 de maio de 2018

... Pelo menos me pagam muito bem para isto



Eu vou fazer este curso universitário somente para poder
ganhar muito dinheiro e status em minha carreira !
Mas... você será feliz ?
Não seria melhor analisar um pouco mais sua escolha ?


Escolher uma profissão porque dá status e paga bem pode ser atraente, mas também arriscado. Cada tempo tem uma moda e uma carreira que hoje oferece salários altos não será necessariamente uma boa opção no futuro. Mesmo assim, dinheiro e prestígio social costumam pesar na decisão dos estudantes. “Muitos atores interferem na escolha do adolescente. Mas o prestígio social sem dúvida é o mais importante. O jovem vê as pessoas bem sucedidas e se motiva. Ninguém vai querer trabalhar muito e ganhar pouco”, afirma o psicólogo e conselheiro vocacional Flávio Pereira.

Uma pesquisa com 1.417 alunos da 7ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, feita pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática, mostrou que 27,93% dos estudantes escolhem a profissão em função do salário. Para 31,70%, a decisão é tomada pensando em obter prazer e felicidade e 30,39% escolhem uma carreira em que possam usar habilidades e interesses que possibilitem gostar do trabalho.

“Os adolescentes são extremamente consumistas. É a geração do ter, do prazer imediato. E isso se reflete no momento da escolha. Eles não encaram a escolha profissional como uma missão de vida”, explica a psicóloga Selena Garcia Greca, especialista em orientação profissional e coordenadora da pesquisa.

Ela afirma que quando há paixão pela carreira e comprometimento com o curso as chances de conseguir um bom salário se tornam maiores. “Você não precisa priorizar o bom salário agora, ele pode ser uma consequência. Um aluno que não está motivado não vai desenvolver as competências que o mercado exige”, alerta. Selena lembra ainda que é possível complementar um curso que em tese não ofereça uma boa remuneração com uma outra faculdade, expandindo as possibilidades de atuação profissional. “Os jovens não podem parar de estudar.”


Consulte um Orientador ou Coach Vocacional !


Fonte : baseado em artigo publicado em www.gazetadopovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário