quarta-feira, 21 de março de 2018

As 10 Profissões mais procuradas no Brasil de acordo com o CIEE







1. PEDAGOGIA
A Pedagogia atua em processos relacionados ao ensino e à aprendizagem. A carreira forma especialista em educação, que associa o aprendizado às questões sociais e à realidade em que o estudante se encontra. Dessa forma, o pedagogo contribui para a qualidade do ensino e aprendizado, fortalecendo a construção do conhecimento. É a carreira que hoje apresenta maior oferta de vagas no banco de dados do CIEE. Além da atuação tradicional em escolas, muitas empresas têm arregimentado pedagogos para desenvolver treinamentos para seus colaboradores. A indústria de brinquedos também busca esses profissionais para elaborar brinquedos pedagógicos, assim como as de tecnologia, para auxiliá-las no desenvolvimento de jogos, cursos de educação à distância e treinamentos online.

2. EDUCAÇÃO FÍSICA
O profissional de Educação Física planeja, supervisiona e coordena programas de atividades físicas, esportivas e recreativas. Atua em ações para promoção e reabilitação da saúde direcionadas ao público de diferentes faixas etárias, ou para grupos com necessidades especiais. A segunda carreira com mais oportunidades de estágio tem se desenvolvido muito nos últimos anos. Com a crescente preocupação da população com o bem estar físico associado ao aumento da perspectiva de vida, cada vez mais pessoas têm procurado por academias e personal trainners. Além disso, clubes e hotéis também contam com profissionais da área para atender seus associados e hóspedes. Tudo isso fez aumentar significativamente a procura por estagiários e profissionais dessa área

3. DIREITO
Quem optar pelo Direito deve gostar muito de ler. É uma carreira que exige estudo e leituras constantes, além do domínio de jargões específicos. Ética e senso de responsabilidade social são fundamentais para o bom profissional. Independentemente do ramo que o bacharel em Direito escolher, suas ações possuem grande impacto na vida de outras pessoas e é preciso ter senso de justiça e um entendimento correto da aplicação das leis. Outra característica importante desse profissional é a boa comunicação, tanto na linguagem falada como na escrita. Um advogado precisa conhecer as regras gramaticais da língua portuguesa e saber se comunicar de maneira clara e objetiva.

4. ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
É um dos cursos mais procurados pelos vestibulandos, segundo o Conselho Federal de Administração, e sempre figura entre aqueles com maior oferta de vagas de estágio, de acordo com os registros do CIEE. A principal condição para seguir carreira em Administração é saber lidar com as pessoas. O curso de Administração começa com matérias bastante abrangentes e fundamentais. A princípio o aluno vai estudar muito cálculo, estatística, informática, psicologia e matérias ligadas à gestão de empresas. Ao longo do curso, as matérias passam a se tornar mais específicas e o aluno pode até escolher qual área ele prefere estudar mais. Vale atentar para o fato de que muitos cursos dão ênfase diferente a áreas como marketing, TI, entre outras

5. CIÊNCIAS CONTÁBEIS
A contabilidade está ligada à necessidade do homem de acompanhar a evolução de seu patrimônio. O contador é o profissional responsável pela organização financeira de uma empresa. Ele controla receitas, despesas e lucros da organização. É de sua responsabilidade registrar todas as atividades financeiras, escrever relatórios  e elaborar o balanço patrimonial. Basicamente, toda a movimentação de ativos e passivos de uma organização deve ser de conhecimento do contador, para que, assim, exista um controle seguro do dinheiro que entra e sai da empresa

6. COMUNICAÇÃO SOCIAL
Jornalista, publicitário, editor, relações públicas, profissional de rádio e televisão... Você já pensou em seguir uma dessas carreiras? Muita gente busca esse sonho. Para chegar lá, ajuda muito fazer um curso de graduação em Comunicação Social. Comunicador social, ou comunicólogo, é todo profissional formado em um curso superior de Comunicação Social e habilitado a produzir, editar e transmitir informações nas mais diferentes linguagens, mídias e suportes com coerência e ética. A área de Comunicação Social lida com a linguagem e a maneira como os indivíduos se comunicam. A profissão possui diversos campos de atuação e habilitação em cursos de graduação. O curso de graduação em Comunicação Social é bastante disputado nas universidades, exigindo notas de corte bem altas nas instituições mais conceituadas.

7. ENGENHARIAS
Planejar, executar e operar. Essas são algumas das principais funções atribuídas aos engenheiros modernos. Suas qualificações nunca foram tão desejadas pelo mercado. A área básica da engenharia abre um leque de atuações para o futuro profissional, como atividade fundamental ao crescimento de todas as outras áreas de produção econômica. A Engenharia tem uma forte relação com as Ciências Exatas. No entanto, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda engenharia está relacionada apenas com matemática e objetos concretos.

8. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
O profissional de TI precisa gostar muito de matemática e cálculos, pois é de sua responsabilidade criar e gerenciar banco de dados, idealizar programas que agilizam consultas e administrar o fluxo de informações geradas e distribuídas nas empresas, órgãos públicos e outras organizações. Como a área de TI é muito dinâmica e está em constante mudança, o estudante e o profissional devem manter-se sempre atualizados, seja com novos cursos ou com certificações. O domínio de outro idioma, principalmente o inglês, costuma ser um diferencial na hora de conquistar uma vaga.

9. FISIOTERAPIA
A profissão de fisioterapeuta é regulamentada no país. Além do diploma de bacharel em Fisioterapia, o profissional deve obter registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) para atuar nessa área. O fisioterapeuta é quem cuida da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos. Ele atua tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares.
Antes de definir como serão realizadas as sessões de fisioterapia, o profissional deve realizar um diagnóstico, analisando exames e laudos médicos, além de observar os movimentos do paciente e identificar os pontos de dor. Para a realização do tratamento, utiliza técnicas de massagens, exercícios físicos, exercícios na água e tratamentos à base de frio e calor.

10. FARMÁCIA
O curso de Farmácia prepara o aluno tanto para trabalhar no ramo de fármacos, medicamentos, cosméticos, controle, produção e análise de alimentos, como para realizar análises clínicas e toxicológicas. Para exercer a profissão de farmacêutico é obrigatório ter o diploma de bacharel em Farmácia em curso reconhecido pelo MEC e estar registrado no Conselho Regional de Farmácia de seu estado. Conhecido também como Ciências Farmacêuticas, o curso de Farmácia faz parte da área da Saúde, é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos. É oferecido principalmente em formato presencial, mas há instituições credenciadas pelo MEC que atuam na modalidade à distância. É possível cursar Farmácia em período integral ou noturno. Ao ingressar no curso de Farmácia, o estudante terá contato com as disciplinas básicas da área da Saúde, como Anatomia, Biologia e Fisiologia. Já nos primeiros anos começam as disciplinas que formam a base para a Farmácia, como Química Geral e Inorgânica, Química Orgânica, Física e a prática em laboratórios.

Fonte : “Escolha Certa - Manual para ajudar Jovens na escolha da Carreira” - CIEE

Nenhum comentário:

Postar um comentário