segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Quando a Família Pressiona Demais




Antes de fazer o vestibular, o estudante deve escolher a profissão que vai seguir – se não para o resto da vida, pelo menos por um bom tempo. E Isso já é motivo de muito estresse. Ainda mais quando o vestibulando já está indeciso entre as inúmeras possibilidades à sua frente.

Ao perceber isso, a família, sempre solícita, tenta ajudar, mas esse auxílio pode acabar mal. Muitas vezes, mesmo que de forma inconsciente e velada, os familiares dificultam a escolha da carreira.

No entanto, é preciso enfatizar, pais, irmãos e parentes não são vilões. Na maior parte das vezes, tudo o que querem é garantir o melhor futuro para seus filhos. Quando efetivamente pressionam para que o vestibulando siga um determinado caminho, que pode não ser o certo, muito tempo e investimento – inclusive financeiro – acaba desperdiçado.

Pior, no futuro o estudante pode vir a ser um profissional frustrado. Os pais que estão pressionando às vezes não percebem que o fazem.

Nem toda influência dos familiares é ruim. É natural que as pessoas sejam influenciadas por outras pessoas, opiniões e organizações, e no vestibular não seria diferente. Mas certos desejos são resistentes.

As indicações para evitar problemas relacionados à pressão sobre os vestibulandos envolvem principalmente o diálogo. Se a dúvida persistir, é recomendável adiar a escolha, adiar o vestibular. Assim os jovens podem ficar preparados para escolhas próprias e mais maduras

Dicas para a escolha profissional não virar motivo de discussão

Para os pais
- Conversem. O diálogo ainda é a melhor forma de conhecer os desejos dos vestibulandos.
- Ajudem na pesquisa. É possível dar orientações na pesquisa de cursos e áreas de interesse sugerindo fontes e materiais relevantes.
- Visitem a faculdade. Visitas às instituições e feiras de cursos podem ajudar no processo de orientação.
- Tragam notícias. Informações sobre o que acontece no dia-a-dia da área de atuação que se pretende seguir podem dar subsídios para uma melhor escolha.
- Facilitem o contato com profissionais. Falar com profissionais que já atuam no mercado de trabalho ajuda o vestibulando a ter uma melhor visão sobre a realidade da profissão.
- Observem. Muitas vezes os vestibulandos não têm consciência das aptidões que possuem. Realcem a possibilidade de seguir profissões que envolvam essas capacidades.

Para o vestibulando
- Não se pressione. A indecisão é normal e até necessária nessa fase da vida.
- Cheque a fonte. Veja quem está indicando o quê. Pessoas tendem a indicar aquilo de que gostam, mas a escolha final é sua.
- Use seu tempo. Se não estiver seguro da escolha, adie o vestibular. Uma escolha mais madura pode ser mais efetiva.




Fonte : baseado em artigo publicado em  www.mundovestibular.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário